VEREADOR PAVÃO FILHO CRITICA CORTE DE RECURSOS FEDERAIS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

09.05.2019

Em pronunciamento na Câmara Municipal de São Luís, o Vereador Pavão Filho, manifestou seu protesto contra os cortes de recursos na educação, enfatizando que a mesma é prioridade em qualquer País e o corte é um retrocesso. O vereador defendeu, o aumento de investimentos na área da educação básica, principalmente na educação infantil, inclusive sugerindo ao Governo à criação de um FUNDO NACIONAL, para investir na educação em tempo integral começando pela educação infantil, já que esta é a base do desenvolvimento educacional.


O Fundo sugerido pelo Vereador Pavão Filho, consiste em uma maior taxação do lucro líquido dos bancos, que ganham bilhões de reais por ano e podem perfeitamente compartilhar uma minúscula parte desse grandioso lucro para financiar a educação em tempo integral.


“O Ministério da Educação cortou repasses de dinheiro às Universidades Federais, com a justificativa da necessidade de investimento no ensino básico, mas é necessário criar alternativas, a exemplo do Fundo sugerido, para aumentar os investimentos sem que ocorram cortes na educação em geral. Se os recursos são poucos, que os cortes sejam feitos em outras áreas e nunca na educação”, ressalta Pavão Filho.


O vereador citou países considerados referências na área da educação, como a Cingapura, Japão, Finlândia e outros, mostrando que repasses para educação nunca são gastos, mas investimentos.
“As universidades são academias de formação nas áreas de ciências e tecnologias, dando retorno à sociedade com programas de pesquisas e extensões, impactando diretamente no índice de desenvolvimento educacional e cultural do País, reposicionando-o de uma maneira positiva nos exames do PISA”, defende o vereador.


O Pisa – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes apontou o Brasil em sua última pesquisa, no Ranking dos Países menos desenvolvidos na área da educação, com índices lamentáveis, onde o país aparece em 63º nas disciplinas de Ciências, 59º Literatura e 66º em matemática, dos 70 (setenta) países pesquisados, mostrando a negligencia e seu baixo investimento na educação ao longo das décadas. 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Vereador Pavão Filho propõe Audiência Pública para discutir serviços prestados pela CAEMA em São Luís

March 2, 2020

1/6
Please reload

Please reload

Destaques
Arquivos
SIGA -me NAS REDES SOCIAIS 
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon

Rua da Estrela, 257 - Centro, São Luís - MA, 65010-200

 Fone: 32144343 ramal 234

vereadorpavãofilho@gmail.com

PAVÃO É POVÃO

  • White Facebook Icon
  • Instagram - White Circle
  • White Twitter Icon

© 2017 por Faixa FRame.